Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Manolego - Discussões

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 5]

#1Steeph 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptySeg Out 03, 2011 11:10 am

Steeph

Administradora
Administradora
Relembrando a primeira mensagem :

Vamos lá galera, eu disse que tínhamos que dar certa analisada no caso. Vamos relembrar tudo e analisar direito.

O Manolego está presente no fórum desde o início. Quando digo início, não é a época em que o fórum foi fundando, mas sim quando estava apenas sendo finalizado, começando a receber layouts diferentes e mais bem elaborados. Ele sempre foi um dos membros mais ativos durante esta época, e, por incrível que pareça, até hoje permanece no top 10 de postadores do fórum inteiro.

Por que ele está neste top 10 até hoje?! Muitos dizem que é por motivo de Flood. Mas, creio eu que ele mal exerceu flood por aqui. Apenas vi isto acontecer no Pub, onde é “permitido” (entre aspas, pois temos algumas advertências sobre) floodar neste local. Não, ele não está correto por causa disso. Estou apenas esclarecendo uma coisa que todos ficam falando, mas que não estão 100% corretos e alguns na verdade nem sabem o que aconteceu ou nem estavam presentes na época. Ele possuía a fama de floodar, mas não vi muito disso aqui em nosso fórum, vi em outros, mas não no nosso. Entendo que ele fazia parte de todo o fórum, exceto seu ponto principal que é o Design e a postagem de imagens e trabalhos e o aprendizado e compartilhamento de conhecimento. Mas por que ficaríamos contra isso?! Um pouco antiético dispensarmos uma pessoa, até mesmo, um amigo (no caso de muitos aqui) por este simples motivo, além de dispormos de vários membros que freqüentam o fórum desta mesma forma. (Ainda vou chegar às acusações de RIP mais a frente)

Aconteceram algumas confusões com ele. Considerando o nível de confusões que ocorrem em 1 ano ou em 1 mês, podemos dizer que foram muitas e que se prolongaram por um bom tempo. Geralmente as confusões se resolvem em 3 posts no máximo. Porém, devemos levar em conta que não havia supervisores como temos hoje. Wolfed e Dulcyy cuidam e organizam o fórum muito bem, tanto que hoje, antes de ocorrerem às confusões, eles já estão amenizando as situações, é algo que conta muito. Todas as confusões ocorreram devido a seus comentários ou simplesmente pela sua forma de se expressar. O que varia de pessoa para pessoa, da educação de cada um e também da ética de cada um. Cada um de nós possui uma personalidade diferente, alguns são complicados e outros são ainda mais complicados de lidar e assim vai. Além de ser algo que vai mudando com o tempo...

As acusações de RIP começaram a acontecer. Infelizmente, estavam todas corretas. O RIP é algo extremamente antiético, apenas pessoas as quais podemos dizer que são sem caráter o exerce. Foi chato perceber isto em minha posição, pois sinceramente sempre gostei da animação que ele trazia ao fórum, as novidades, sempre foi um cara atualizado e inteligente, infelizmente, muito criança perto de todos os nossos membros, acontecendo assim, vários conflitos devido algumas diferenças de pensamento.

Voltando ao ponto principal, ele não foi banido de primeira, mesmo com o acontecido, que é algo sério. Agora não me lembro muito bem, mas acho que chegou a ocorrer um segundo RIP. Mas não me lembro, esse pode não ter acontecido.

E então, nosso administrador perguntou a todos nós da administração, e por decisão da maioria, foi feito o banimento do membro Manolego. Após este banimento, o mesmo surgiu com uma nova conta, e se passou por alguém diferente, mas não por muito tempo e revelou que era si mesmo. Além deste erro que não costumamos aceitar, cometeu outro rip, de tamanho ainda maior. Sei que RIP é RIP, mas o RIP de uma sign pouco conhecida e etc. agente quase aceita, já um RIP de um trabalho tipográfico famoso, fica ainda mais complicado.

Foi feito o banimento do usuário novamente, e agora estamos aqui. Alguns o consideram extremamente errado, e com razão. Outros o consideram um grande usuário, acima de seus erros. Assim como os outros, alguns são amigos, e então ficamos nessa situação, onde não sabemos se estamos errados em banir ou se estamos agindo corretamente... Tudo devido à amizade. Não podemos negar, embora tenhamos brigado várias vezes, e que ele tenha cometido vários erros, ele é um colega e que faz falta, sempre comentamos sobre ele durante conversas...

Por outro lado, temos nossos princípios e nossas regras, como em todo local. E se abrirmos exceção para um, vamos ter que pensar da mesma forma para outros, ou seremos injustos...

Preciso de suas opiniões...

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#26Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 12:35 pm

Veterano
Veterano
Uma terceira chance, não?

E quando eu digo todos, isso se aplica a futuros banimentos, não somente aos já ocorridos.

E sobre essa correção de um possivel erro da equipe, que erro? A equipe aplica o banimento ao usuario que fez RIP, e é um erro da equipe? Está dizendo que foram muito duros com ele? '-'

#27Steeph 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:15 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Não, o erro de não estabelecer o tempo ou afirmar que seria definitivo.
É como se você fosse julgado, preso e não te dessem o tempo que você vai ficar na prisão, e assim você fica lá mofando até alguém fazer algo ou até morrer mesmo...

#28.luc 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:25 pm

.luc

Veterano
Veterano
ma oê.
caindo de paraquedas no tópico,to aqui desdo início do forum e pa.
sou do tempo do manolego fazendo tudo que é merda,com todos os rip's e pa,ainda lembro de uma tarde que ele revelou a nova conta dele,ficamo o flops,madim,testa,cemf,M mais chingando ele HUAOHEIUAHEAHEUI,não que eu me orgulhe mas...
eu acho que ele não deveria voltar para o fórum por conta de tudo o que ele já fez aqui,e tudo o que a steeph já disse,se abrirmos uma exceção pra ele,vamos ter que abrir pra todos.

#29Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:37 pm

Testa

Veterano
Veterano
Fica minha opinião de que o mano deveria voltar, como a dulcy ou seiláquem disse: sem postar jobs etc etc..
era o mano quem trazia alegria para o fórum..
Apoio a dulcy em 100% do que ela disse <3 e não é por questao de afinidade com nenhum dos dois -.-

Última edição por .Testa em Ter Out 04, 2011 1:39 pm, editado 1 vez(es)

#30Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:38 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
Rachel Green escreveu:Não, o erro de não estabelecer o tempo ou afirmar que seria definitivo.
É como se você fosse julgado, preso e não te dessem o tempo que você vai ficar na prisão, e assim você fica lá mofando até alguém fazer algo ou até morrer mesmo...

Ah, então vcs tão errados pq baniram ele, e esqueceram de dizer que é permanente? E por conta desse grande erro, querem ele de volta pra pedir desculpas pela equipe ser a errada na historia?

Tah de brincadeira neah? '-'

#31Snoop 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:41 pm

Snoop

Veterano
Veterano
Como o luc, caindo de paraquedas aqui, o tópico tá fervendo...
Enfim, segundo a dulcy, eu não poderia comentar pois não conheço o manolego, entrei depois dele ser banido.
Maaas, acho que todos tem o direito de opinar, e como a grande maioria falou, é bem simples, se for abrir uma exceção, terão de abrir para todos em nome da "igualdade de todos perante a lei"

=)

#32Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:45 pm

Testa

Veterano
Veterano
tah de brincadeira neah? '-'
-.-

cai de paraquedas com o mano lucca sepa nao.. acho que cai de lambreta aqui. mas re-lembro a todos a minha opinião sobre a volta do mamolengo '-' se é que a dulcy me permite falar isso e.e

#33Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:47 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
SnOoP escreveu:Como o luc, caindo de paraquedas aqui, o tópico tá fervendo...
Enfim, segundo a dulcy, eu não poderia comentar pois não conheço o manolego, entrei depois dele ser banido.
Maaas, acho que todos tem o direito de opinar, e como a grande maioria falou, é bem simples, se for abrir uma exceção, terão de abrir para todos em nome da "igualdade de todos perante a lei"

=)

o/

Não tem nada a ver isso de que 'não conheceu, então não pode opinar'. Independentemente que ele fosse o cara mais gente boa do mundo, mas ele fez merda mais de 1 vez, esse é o ponto. Não tratem ele como se ele fosse alguem especial.

Essa condição de não poder postar jobs é ridicula. Acha que ele aprenderá alguma coisa com isso? Se alguem quer fazer merda, que faça, mas em outro lugar. Fechar os olhos e fingir como se não tivesse acontecido nada é apoiar a impunidade.

#34Steeph 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 1:56 pm

Steeph

Administradora
Administradora
FaeLKuN escreveu:
Rachel Green escreveu:Não, o erro de não estabelecer o tempo ou afirmar que seria definitivo.

Ah, então vcs tão errados pq baniram ele, e esqueceram de dizer que é permanente? E por conta desse grande erro, querem ele de volta pra pedir desculpas pela equipe ser a errada na historia?

Com certeza. Não foi dito até hoje por que não foi decidido. Mas ele já tomou uma pena maior que um criminiso levemente qualificado auhasuhhuuhsa

Interprete as coisas direito e justamente. Não com o que você gosta ou não com gosta.
Para julgar você tem que ser alguém justo, e não aguém ruim ou alguém bonzinho. Eu posso odiar ele, mas sou obrigada a agir da forma correta. E posso achar ele super legal, mas sou obrigada a agir da forma correta do mesmo jeito. Se o certo for o permanente, assim será e se o certo for desbanir, assim será.

Então, verificando o caso, nós realmente agimos da forma errada. Nós julgamos, definimos e agimos. Porém, não estabelecemos o tempo de punição, e sim, é um erro gravíssimo.
Assim como um juíz que estabelece a prisão de um indivíduo sem estabelecer o tempo de punição, um dos maiores erros e quase impossíveis de se cometer, além de ser inaceitável no direito.
Se formos resumir, ele está banido por um tempo indeterminado, cabe a nós da administração decidir agora o que determinar, se volta ou se não volta. Mas para agirmos em um caso tão sério, é necessário ouvir a opinião do povo também.

#35Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:02 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
Rachel Green escreveu:
FaeLKuN escreveu:

Com certeza. Não foi dito até hoje por que não foi decidido. Mas ele já tomou uma pena maior que um criminiso levemente qualificado auhasuhhuuhsa

Interprete as coisas direito e justamente. Não com o que você gosta ou não com gosta.
Para julgar você tem que ser alguém justo, e não aguém ruim ou alguém bonzinho. Eu posso odiar ele, mas sou obrigada a agir da forma correta. E posso achar ele super legal, mas sou obrigada a agir da forma correta do mesmo jeito. Se o certo for o permanente, assim será e se o certo for desbanir, assim será.

Então, verificando o caso, nós realmente agimos da forma errada. Nós julgamos, definimos e agimos. Porém, não estabelecemos o tempo de punição, e sim, é um erro gravíssimo.
Assim como um juíz que estabelece a prisão de um indivíduo sem estabelecer o tempo de punição, um dos maiores erros e quase impossíveis de se cometer, além de ser inaceitável no direito.
Se formos resumir, ele está banido por um tempo indeterminado, cabe a nós da administração decidir agora o que determinar, se volta ou se não volta. Mas para agirmos em um caso tão sério, é necessário ouvir a opinião do povo também.

A parte em negrito é o que estou tentando dizer desde o primeiro post.

E desculpe, mas acho que esse papo que foi um erro da equipe é somente uma forma de contornar a situação. Entende-se claramente que se o usuario foi banido, e não foi especificado data para retorno, obviamente é porque a tal data não existe, ou seja, o usuário foi banido permanentemente.

Vocês não devem desculpas a ele de forma alguma. O que não é legal é querer passar por cima das regras por considerar ele um cara gente boa.

#36Steeph 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:06 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Nâo significa que não existe, significa que foi indeterminado.
Indeterminado = Não definido
Vamos a votação, assim como em um tribunal..
Estão convidados a serem Jurados.

#37Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:10 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
Votação em que? Isso ja devia ter sido estipulado a muito tempo. O cara foi banido 1 vez, já deveria ter sido permanente, voltou, fez merda de novo, foi banido novamente, o que finalmente devia ter sido permanente, e agora querem ignorar as regras, e dizer que foi banido por tempo indeterminado? É só apurar as causas do banimento. Foi RIP, e mais de uma vez, creio que seja mais do que suficiente para um banimento permanente.

#38Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:17 pm

Testa

Veterano
Veterano
meu deus vou explodir com esse fael logo logo

#39Steeph 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:33 pm

Steeph

Administradora
Administradora
auhsauhsu vai a votação por que aqueles mais religiosos costumam dizer que a voz do povo é a voz de Deus, e como a maioria acredita em Deus, vou perguntar ao povo.

#40Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:50 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
Gostaria que o assunto não se desviasse '-'

#41Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 2:54 pm

Testa

Veterano
Veterano
que desviar o que carai
tu nem conheçe o manolego, mas sabe dos negócio e vem querer opinar, se achando o dono da razão pqp hein!

#42Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:02 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
FaeLKuN escreveu:
SnOoP escreveu:Como o luc, caindo de paraquedas aqui, o tópico tá fervendo...

=)

o/

Não tem nada a ver isso de que 'não conheceu, então não pode opinar'. Independentemente que ele fosse o cara mais gente boa do mundo, mas ele fez merda mais de 1 vez, esse é o ponto. Não tratem ele como se ele fosse alguem especial.

Essa condição de não poder postar jobs é ridicula. Acha que ele aprenderá alguma coisa com isso? Se alguem quer fazer merda, que faça, mas em outro lugar. Fechar os olhos e fingir como se não tivesse acontecido nada é apoiar a impunidade.

Não vim aqui pra chingar ninguem, e opino quando quiser quando achar que tenho argumentos para isso. Não tenho afinidade nenhuma com ele, mas independentemente disso, sei o suficiente para tirar minha conclusão.

O cara é seu amiguinho, mas fez merda, tem que pagar como qualquer um, ponto.

#43Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:06 pm

Testa

Veterano
Veterano
foda-se se ele é meu amigo ja falei, independente disso
mas tu nao pode tirar conclusões
ah foda-se msm,vou deixa pra steeph resolver -.-

-.- ni pra vcs e.e

#44Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:09 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
.Testa escreveu:foda-se se ele é meu amigo ja falei, independente disso
mas tu nao pode tirar conclusões
ah foda-se msm,vou deixa pra steeph resolver -.-

-.- ni pra vcs e.e

Não posso porque?

#45Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:13 pm

Testa

Veterano
Veterano
como repeti 1000 posts seguidos :
tu nem conheçe o manolego
e nao adianta repetir :

0vo esquerdo do cemf pra vcs. era do cemf??

#46Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:14 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
.Testa escreveu:como repeti 1000 posts seguidos :
tu nem conheçe o manolego
e nao adianta repetir :

0vo esquerdo do cemf pra vcs. era do cemf??

Sim, não conheço, não tenho afinidade nenhuma com ele, mas e aí? Seus atos estão bem claros a todos.

Se quer discutir, venha com argumentos concretos amigão.

#47Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:21 pm

Testa

Veterano
Veterano
amigão o ******* aquático

não estou querendo discutir só dizendo pra vc nao falar merda

#48Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:24 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
Gostaria de saber de alguma merda que eu disse...

#49Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:29 pm

Testa

Veterano
Veterano
Essa condição de não poder postar jobs é ridicula. Acha que ele aprenderá alguma coisa com isso? Se alguem quer fazer merda, que faça, mas em outro lugar.[...]

E desculpe, mas acho que esse papo que foi um erro da equipe é somente uma forma de contornar a situação. Entende-se claramente que se o usuario foi banido, e não foi especificado data para retorno, obviamente é porque a tal data não existe, ou seja, o usuário foi banido permanentemente.

Vocês não devem desculpas a ele de forma alguma. O que não é legal é querer passar por cima das regras por considerar ele um cara gente boa.

Mas ja possuo informações suficientes para tirar minhas conclusões.

E exatamente, se ele nao agitasse o forum, ninguem iria querer ele de volta. Soh agora q vc percebeu?

Isso é uma hipocresia do *******, querer o cara de volta só por ser amiguinho, independentemente do que tenha feito.

Eu faço questão dos cumprimentos das regras pq elas foram feitas para ser seguidas, por todos, sem excessão, e não, não quero ser juiz.

Você diz que o Madim não tem condições de julgar o caso pq ela odeia o Manolego por condições proprias, mas percebe-se claramente tmbm que vc tmbm não possui condições de julgar, já que obviamente é muito amiguinha dele, e o defende independentemente da condição.

Como eu disse, ou todos seguem as regras, ou ninguem segue. Além de ser uma **** duma injustiça, isso ainda é anti-ético.

- "É terminantemente proibido o RIP de quaisquer trabalhos, sendo passivo de banimento, a não ser que você seja um cara gente boa, e que seja ativo no forum, o que o torna um cara 'fora dos padrões', sendo assim, a regra não se aplica a você."

Se fizer essa abertura pra 1, terá de fazer para qualquer um. O cara já aprontou mais de 1 vez, e vcs ficam querendo arranjar desculpas pra contornar a situação. '-'

E quando eu digo todos, isso se aplica a futuros banimentos, não somente aos já ocorridos.

E sobre essa correção de um possivel erro da equipe, que erro? A equipe aplica o banimento ao usuario que fez RIP, e é um erro da equipe? Está dizendo que foram muito duros com ele? '-'

Ja deram mais de 8000 chances pro cara, e ele fez a mesma coisa. Ele pode ser um cara gente boa e talz, mas isso não nega o que ele fez, se for assim, terão de abrir excessão pra todos. Se for assim, acho que nem precisa de regras, já que elas não são seguidas como deveriam ser.

A partir do momento que você dá o direito a ele de fazer tudo isso, passa a ser uma injustiça com todas as outras pessoas que cometem/cometeram o mesmo erro que ele. Dessa forma vc vai ter que começar a tratar cada caso como se fosse especial tmbm.

E se vc mesma não acredita que isso vá mudar, pra que insistir?

Então ele pode fazer merda, já que ele é gente boa?

E não, não é um caso fora dos padrões. Então se ele não agitasse o forum, então ninguem ia querer ele de volta neah? Injustiça e hipocresia isso ai. Ou todos seguem as regras de forma igualitaria, ou ninguém segue.

Tá comendo merda! só isso
agora vou ter que sair pq tenho curso, dps eu volto e me resolvo aqui

#50Faelkun 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:33 pm

Faelkun

Veterano
Veterano
E você chama isso de argumentação? Issae manolo o/

#51Testa 

Manolego - Discussões - Página 2 EmptyTer Out 04, 2011 3:35 pm

Testa

Veterano
Veterano
FaeLKuN escreveu:Gostaria de saber de alguma merda que eu disse...

.Testa escreveu:Essa condição de não poder postar jobs é ridicula. Acha que ele aprenderá alguma coisa com isso? Se alguem quer fazer merda, que faça, mas em outro lugar.[...]

Mas ja possuo informações suficientes para tirar minhas conclusões.

E exatamente, se ele nao agitasse o forum, ninguem iria querer ele de volta. Soh agora q vc percebeu?

Isso é uma hipocresia do *******, querer o cara de volta só por ser amiguinho, independentemente do que tenha feito.

Eu faço questão dos cumprimentos das regras pq elas foram feitas para ser seguidas, por todos, sem excessão, e não, não quero ser juiz.

Você diz que o Madim não tem condições de julgar o caso pq ela odeia o Manolego por condições proprias, mas percebe-se claramente tmbm que vc tmbm não possui condições de julgar, já que obviamente é muito amiguinha dele, e o defende independentemente da condição.

Como eu disse, ou todos seguem as regras, ou ninguem segue. Além de ser uma **** duma injustiça, isso ainda é anti-ético.

- "É terminantemente proibido o RIP de quaisquer trabalhos, sendo passivo de banimento, a não ser que você seja um cara gente boa, e que seja ativo no forum, o que o torna um cara 'fora dos padrões', sendo assim, a regra não se aplica a você."

Se fizer essa abertura pra 1, terá de fazer para qualquer um. O cara já aprontou mais de 1 vez, e vcs ficam querendo arranjar desculpas pra contornar a situação. '-'

Ja deram mais de 8000 chances pro cara, e ele fez a mesma coisa. Ele pode ser um cara gente boa e talz, mas isso não nega o que ele fez, se for assim, terão de abrir excessão pra todos. Se for assim, acho que nem precisa de regras, já que elas não são seguidas como deveriam ser.

A partir do momento que você dá o direito a ele de fazer tudo isso, passa a ser uma injustiça com todas as outras pessoas que cometem/cometeram o mesmo erro que ele. Dessa forma vc vai ter que começar a tratar cada caso como se fosse especial tmbm.

E se vc mesma não acredita que isso vá mudar, pra que insistir?

Então ele pode fazer merda, já que ele é gente boa?

E não, não é um caso fora dos padrões. Então se ele não agitasse o forum, então ninguem ia querer ele de volta neah? Injustiça e hipocresia isso ai. Ou todos seguem as regras de forma igualitaria, ou ninguém segue.

Tá comendo merda! só isso
agora vou ter que sair pq tenho curso, dps eu volto e me resolvo aqui

se isso não é argumentação , tu virou homem então

#52Conteúdo patrocinado 

Manolego - Discussões - Página 2 Empty

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos