Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

The Beginning Of The End #1

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Ales 

The Beginning Of The End #1 EmptyQui Mar 17, 2011 11:24 am

Ales

Veterano
Veterano
The Beginning Of The End #1 37ec88a6aea19b97cf483df6052b722b

Passei em alguns foruns por ai e vi que MUITA gente é afim de começar a trampar na área de arte e design, mas não tem a mínima idéia de como é, o que precisa, como começar, etc.

Acho que eu mesmo, quando comecei a me preocupar com isso, também fiquei extremamente perdido e, infelizmente, não tinha muitos lugares em que podia ter ajuda. Meus amigos que curtiam design não trabalhavam na área, somente ficavam em foruns e redes sociais relacionadas a arte (flickr, behance, dA).

Acho que o essencial é procurar alguma maneira de interagir com quem é do ramo, desculpe caro amigo, você dificilmente encontrará um diretor de arte/criação em um fórum como este ou qualquer outro. Minha primeira dica é você acessar seu twitter e procurar por pessoas relacionadas a arte (Diretores de criação, professores, blogueiros (não estou falando de blogs de humor), etc). Eles sempre dão dicas em seus tweets, dão RT em vagas de emprego/estágio, passam links de inspiração, entre outras coisas. Assim como no twitter, o facebook, por mais que seja dificil manter contato com pessoas que não conhece, é uma boa pedida. Entre em grupos e se comunique, pergunte.

Tá, mas o que eu devo encontrar?

Isso é simples. Não pense que seu primeiro cargo em uma agência ou estúdio vai ser chamado "Designer". TODAS as pessoas que conheci começaram como Assistente de Arte, Estagiário de criação, dentre outros nomes. Alguns começaram como assistentes de redator, outros como atendentes (muito difícil, por sinal), outros como Estagiários de mídia. Você começa de baixo, você começa ganhando pouco, e, não menos importante, trabalhando MUITO.

Outra coisa. Agências grandes, tais como DPZ, Lewi/Lara, MPM (Loducca), McCann, Ogilvy. Desculpe meu amigo, você não vai entrar nelas. Não agora. Pode ser que aconteça, claro, mas é muito dificil você encontrar essa oportunidade no começo da sua carreira, pra entrar em uma agência como essas quase sempre é necessário experiência anterior e até mesmo indicação.

Procure por estúdios, é a melhor pedida. São empresas pequenas, cujo ritmo de trabalho é intenso, são 10~15 pessoas trabalhando sem parar, você vai ter seu mac, trabalhar bem próximo de todo mundo, vai aprender MUITO, mas MUITO mesmo e vai se sentir introsado com a equipe inteira bem rápido. Eu amo trabalhar em estúdio, até prefiro.

Tá, achei uma vaga de assistente de arte, o que eu preciso para o trabalho?

Essa é outra pergunta que muita gente faz, pois não sabe exatamente o que um assistente de arte faz. é perfeitamente compreensível, visto que você nunca trabalhou na área, mas saiba, meu amigo, que você possivelmente já faz o que um assistente de arte faz, na maior parte do tempo: REPLICAR.

Sabe quando você pega aquele trabalho de um cara muito "foda" que você viu no Behance e tenta "copiá-lo" (nesse caso não é plagiar, é copiar o ESTILO). Isso é quase o "replicar" que nós fazemos nos estúdios.

Replicar acontece da seguinte forma: Você chega num estudio, primeira semana de trabalho, você não sabe quem são os clientes, do que eles gostam, etc. Óbvio que um diretor de arte não vai chegar pra você e falar "Cara, preciso que você crie um flyer assim e tal". Você dificilmente, no começo, vai ter essa liberdade pra criar. E nem mesmo um diretor de arte tem... Tudo começa com o Briefing. O que o cliente quer? Em que cor? O que tem que aparecer? O que vai estar escrito no rodapé? Tem que ter mulheres ou homens?

ÓBVIO que tem cliente que não sabe o que quer e deixa por conta da criatividade de quem vai fazer, mas no começo não vai ser você. Você vai chegar e encontrar tudo pronto: "Olha, esse aqui é o flyer antigo que a gente fez pro Fulano, ta aqui o modelo, você vai pegar o texto com o redator, tenta fazer uma diagramação legal. Você vai tirar esse cara e vai tirar esse produto, muda a cor pra um tom de rosa e inclui essa mulher e esses esmaltes."

É mais ou menos assim, você tem um grid pra seguir, você tem um padrão. Isso até ajuda, confie em mim. Mas não pense que replicar é fácil. Quanto à dificuldade, até é, mas o volume de trabalho que você vai pegar é impressionante. Espero, amigo, que você tenha alguém pra lhe ajudar, por que se não, prepare-se para horas de trabalho sem hora pra sair.


Tá, você tem seu emprego, sua tablet, seu iMac, ta ganhando um dinheiro um pouco melhor, o que fazer?

AMIGO, SE VOCÊ NÃO FEZ, NÃO PROCUROU, NÃO SE INFORMOU, CORRA! Você precisa de um curso superior em Design Gráfico.




COntinua...




Texto escrito aqui, feito por mim, sem créditos, adeus :)

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#2Cemf 

The Beginning Of The End #1 EmptyQui Mar 17, 2011 12:55 pm

Cemf

Reviewer
Reviewer
Achei bem massa cara,sério!
Eu queria até trampar com design sim,mas nunca soube que seria algo assim,pelo menos dá pra ter uma noção,se você chegar em algum lugar assim =D
Eu voto pra fixarem isso \o

http://seutobaemeu@myegg.com
#3Ales 

The Beginning Of The End #1 EmptyQui Mar 17, 2011 12:57 pm

Ales

Veterano
Veterano
Eu vou fazer meio que uma série, e sempre que eu passar por alguma situação, vou atualizar isso aqui :)

Que bom que curtiu man.

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#4Conteúdo patrocinado 

The Beginning Of The End #1 Empty


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos