Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

The Beginning Of The End #3

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Ales 

The Beginning Of The End #3 EmptySáb Mar 19, 2011 9:12 pm

Ales

Veterano
Veterano
The Beginning Of The End #3 37ec88a6aea19b97cf483df6052b722b


Essa é a primeira parte de uma série de postagens sobre como começa a carreira de um designer. A narrativa é feita por mim e a experiência é própria. Espero que gostem.







The Beginning Of The End #3 JBpLX


Vou tomar como exemplo meu amigo Mantha. Ele trabalha em um desses iMac, na postdigita.cc. Tive o prazer de conhecer o lugar e algumas pessoas, inclusive o Diretor de Arte da post, muito gente boa. Pleiteava uma vaga e consegui. Infelizmente não pude completar a equipe.

Estou trabalhando a 1 quadra do Mantha agora, na OCRE. Acho que tanto eu quanto ele (o Mantha) sabemos o quanto é gratificante estar na área de criação de duas agências como essas, com boas contas, bons recursos e ótimas equipes. É ai que tudo começa.



Muita gente pensa que designer ganha mal. Verdade, ganha sim. No começo um Designer recém formado ganha em média R$2.400 trabalhando em PJ. Entretanto, depois de trabalhar bastante e se tornar Diretor de Criação de uma agência, já vi gente ganhando em torno de 8 mil reais por mês. Isso dirigindo uma equipe boa com contas grandes. Um amigo meu, diretor de criação da BTO+ é sócio da empresa com mais uma pessoa, a Ana, que cuida de eventos. Em um ano a empresa ja tinha contas como Volkswagen, Johnson & Johnson, Gillete e outros. A expansão foi tão rápida que em 5 meses eles tiveram que se mudar para uma casa maior. Hoje contam com uma equipe de mais de 30 pessoas.

Mas chegar a tudo isso exige muito esforço.


Eu sei que muitas vezes as pessoas não sabem como começar, vêem emails de contato com os principais diretores de estúdios e agências e não sabem o que enviar. Já recebi curriculum sem conteúdo algum para a área. Está ai o lugar em que eu queria chegar. O que mostrar pra ser escolhido para uma vaga?

Conteúdo. Você se acha foda? Por quê? Faz signs bonitas? Faz LPs magestosos? Desculpe amigo, ninguem que te entreviste vai se importar com o que você pensa ou com esses trabalhos que você faz para mostrar em foruns. Não estou desprestigiando seu trabalho, mas não é isso que um Diretor de Arte quer ver. Você gosta de tipografia? Ótimo. Já leu um livro sobre o assunto? Quais são seus tipógrafos favoritos? Qual a sua referência na arte contemporânea?

Alguém aqui neste fórum sabe o que é Semiótica? Duvido muito. Confesso que isso é matéria que eu tenha na faculdade, mas lá não foi a primeira vez que estudei sobre o assunto. Você acha que saber manipular e vetorizar é o suficiente, mas está longe de ter uma boa diagramação ou ser dotado de estilo próprio em matéria de branding. Suas artes não tem conceito aparente a não ser pra você mesmo? Está na hora de rever o seu estilo "tão foda".


Eu sei que é chato saber que praticamente nada do estilo que você faz vai ser usado, mas vamos combinar, isso é um pouco óbvio...


Portfolio. Muitos Diretores de Arte/Criação não se importam com o seu curriculum. Eles querem saber o que você faz. Já fez um logo? Tem algum material publicado? Tem noções de design editorial? Diagramação? Tem portfólio impresso?

NINGUÉM te contrata sem um portfólio, falo por experiência própria. Quando tinha 17 anos e comecei a procurar trampo na área sem portifolio, amigo, foi um fiasco. Ter um email pessoal é uma boa forma de chamar um pouco de atenção. O portfolio, mesmo que seja Carbonmade ou Behance é essencial para ser chamado a uma entrevista. Nunca use deviantArt ou afins. O Behance que falo é a versão frame. Melhor ainda se você tem ao menos um domínio próprio, mesmo que sua galeria seja no Behance, dá pra usar um subdomínio que redirecione para o Frame, deixando tudo mais simples, sem Ads, sem trabalhos de outros, etc. Ex.: http://work.fulano.com

O que por no portfolio? No máximo 10 à 15 trabalhos, não tente fazer parecer que sabe de tudo, mostre aquilo que você faz de melhor. Se não tiver muito o que mostrar de trabalho profissional, faça wallpapers em vários tamanhos (inclusive para iPhone) e disponibilize para download de uma forma agradável. Faça trampos fictícios de advertising, logos de empresas imaginárias. Invente. Só não deixe seu portfólio virar algo que não é você. Já vi assistente de arte ser demitido em 5 dias por que mostrou o que não devia antes de ser contratado e não sabia fazer nada depois.


Mande um email com seu portfolio e seu curriculum e .pdf caso seja pedido e espere. Não ligue, não mande outro email. Eles certamente lerão. Ou jogarão fora, arquivarão ou irão te chamar. Caso não o façam, não se desespere, tem muitas agências e estúdios crescendo e muitas portas se abrindo.


Continua...

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#2Cemf 

The Beginning Of The End #3 EmptySáb Mar 19, 2011 9:42 pm

Cemf

Reviewer
Reviewer
Poxa cara,to empolgado lendo isso,é muito bom você escrever assim,para os que não tem noção,dando uma oportunidade a nós de ter uma base de conhecimento sobre esse assunto velho \o/ Já sabia que o mantha trampava,mas não sabia aonde :P
Please,continua ae XD :twisted:

http://seutobaemeu@myegg.com
#3Ales 

The Beginning Of The End #3 EmptySáb Mar 19, 2011 9:52 pm

Ales

Veterano
Veterano
Que bom que ta gostando velho. Vou continuar escrevendo sim :) Logo posto uma foto da OCRE pra vocês darem uma olhada no lugar ^^

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#4Steeph 

The Beginning Of The End #3 EmptyDom Mar 20, 2011 8:38 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Post ótimo o/
Ninguém exibe isso, mas é muito importante pra galera que ta começando.
Realmente, sem portifólio não querem nem saber seu nome, passei por isso.
Acho que na internet não tem posts mais explicadinho, linguagem boa, mto bom ales, nota 10!! =)

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#5Akrobat 

The Beginning Of The End #3 EmptySeg Mar 21, 2011 12:50 pm

avatar

Veterano
Veterano
Esses 3 posts tá me ajudando a pensar muito velho, valeu cara, continua fazendo que com certeza vai ajudar muita gente!

#6Steeph 

The Beginning Of The End #3 EmptySeg Mar 21, 2011 12:54 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Akrobat escreveu:Esses 3 posts tá me ajudando a pensar muito velho, valeu cara, continua fazendo que com certeza vai ajudar muita gente!
ajudou eu asuhsauhusa
diante desses posts do ales to vendo que não tanto a minha praia '-'
acho q eu me dou melhor com arquitetura mesmo, fora de eu estar tendo uma abstinencia de matematica e.e auhsauhuhsa

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#7Akrobat 

The Beginning Of The End #3 EmptyTer Mar 22, 2011 1:33 am

avatar

Veterano
Veterano
Steeph escreveu:
Akrobat escreveu:Esses 3 posts tá me ajudando a pensar muito velho, valeu cara, continua fazendo que com certeza vai ajudar muita gente!
ajudou eu asuhsauhusa
diante desses posts do ales to vendo que não tanto a minha praia '-'
acho q eu me dou melhor com arquitetura mesmo, fora de eu estar tendo uma abstinencia de matematica e.e auhsauhuhsa

Também percebi uma coisa, pra mim design vai ser só um hobbie.
Eu curto design, só que diante de tudo isso ai que o Ales falou, to vendo que não é tudo aquilo que eu pensava '-'
Medicina meus pais enxem o meu saco cara, mas tipo, eu não posso ver uma gota de sangue na minha frente que eu desmaio (já desmaiei quando tinha 10 anos fazendo exame de sangue)

Pensarei muito ainda, mas espero estar pronto até o segundo ano do ensino médio pelo menos, se não fu eoiheoihe

#8Steeph 

The Beginning Of The End #3 EmptyTer Mar 22, 2011 9:05 am

Steeph

Administradora
Administradora
Akrobat escreveu:
Steeph escreveu:
Akrobat escreveu:Esses 3 posts tá me ajudando a pensar muito velho, valeu cara, continua fazendo que com certeza vai ajudar muita gente!
ajudou eu asuhsauhusa
diante desses posts do ales to vendo que não tanto a minha praia '-'
acho q eu me dou melhor com arquitetura mesmo, fora de eu estar tendo uma abstinencia de matematica e.e auhsauhuhsa

Também percebi uma coisa, pra mim design vai ser só um hobbie.
Eu curto design, só que diante de tudo isso ai que o Ales falou, to vendo que não é tudo aquilo que eu pensava '-'
Medicina meus pais enxem o meu saco cara, mas tipo, eu não posso ver uma gota de sangue na minha frente que eu desmaio (já desmaiei quando tinha 10 anos fazendo exame de sangue)

Pensarei muito ainda, mas espero estar pronto até o segundo ano do ensino médio pelo menos, se não fu eoiheoihe

Minha mae tb ela eh doida q eu fizesse algo na area de saude, mas odeio =x
gosto mesmo eh de matematica, mas odeio dar aulas
queria algo ligado a arte e matematica, acho que arquitetura pode me dar isso '-' mas nao vou largar o design digital nao o.o

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#9Wolfed 

The Beginning Of The End #3 EmptyQui maio 05, 2011 6:30 pm

Wolfed

Veterano
Veterano
Pela primeira vez eu tou lento essa série, enfim..
Sobre a questão de ser foda, eu penso a mesma coisa, quando uma pessoa se acha foda só por que ganhou um battle e mimimi no fórum, isso é o de menos, agora o rumo é de modo profissional.
parabens cara, ótimos conselhos!

#10Conteúdo patrocinado 

The Beginning Of The End #3 Empty


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos