Essa é a primeira parte de uma série de postagens sobre como começa a carreira de um designer. A narrativa é feita por mim e a experiência é própria. Espero que gostem.
Vou tomar como exemplo meu amigo Mantha. Ele trabalha em um desses iMac, na postdigita.cc. Tive o prazer de conhecer o lugar e algumas pessoas, inclusive o Diretor de Arte da post, muito gente boa. Pleiteava uma vaga e consegui. Infelizmente não pude completar a equipe.
Estou trabalhando a 1 quadra do Mantha agora, na OCRE. Acho que tanto eu quanto ele (o Mantha) sabemos o quanto é gratificante estar na área de criação de duas agências como essas, com boas contas, bons recursos e ótimas equipes. É ai que tudo começa.
Muita gente pensa que designer ganha mal. Verdade, ganha sim. No começo um Designer recém formado ganha em média R$2.400 trabalhando em PJ. Entretanto, depois de trabalhar bastante e se tornar Diretor de Criação de uma agência, já vi gente ganhando em torno de 8 mil reais por mês. Isso dirigindo uma equipe boa com contas grandes. Um amigo meu, diretor de criação da BTO+ é sócio da empresa com mais uma pessoa, a Ana, que cuida de eventos. Em um ano a empresa ja tinha contas como Volkswagen, Johnson & Johnson, Gillete e outros. A expansão foi tão rápida que em 5 meses eles tiveram que se mudar para uma casa maior. Hoje contam com uma equipe de mais de 30 pessoas.
Mas chegar a tudo isso exige muito esforço.
Eu sei que muitas vezes as pessoas não sabem como começar, vêem emails de contato com os principais diretores de estúdios e agências e não sabem o que enviar. Já recebi curriculum sem conteúdo algum para a área. Está ai o lugar em que eu queria chegar. O que mostrar pra ser escolhido para uma vaga?
Conteúdo. Você se acha foda? Por quê? Faz signs bonitas? Faz LPs magestosos? Desculpe amigo, ninguem que te entreviste vai se importar com o que você pensa ou com esses trabalhos que você faz para mostrar em foruns. Não estou desprestigiando seu trabalho, mas não é isso que um Diretor de Arte quer ver. Você gosta de tipografia? Ótimo. Já leu um livro sobre o assunto? Quais são seus tipógrafos favoritos? Qual a sua referência na arte contemporânea?
Alguém aqui neste fórum sabe o que é Semiótica? Duvido muito. Confesso que isso é matéria que eu tenha na faculdade, mas lá não foi a primeira vez que estudei sobre o assunto. Você acha que saber manipular e vetorizar é o suficiente, mas está longe de ter uma boa diagramação ou ser dotado de estilo próprio em matéria de branding. Suas artes não tem conceito aparente a não ser pra você mesmo? Está na hora de rever o seu estilo "tão foda".
Eu sei que é chato saber que praticamente nada do estilo que você faz vai ser usado, mas vamos combinar, isso é um pouco óbvio...
Portfolio. Muitos Diretores de Arte/Criação não se importam com o seu curriculum. Eles querem saber o que você faz. Já fez um logo? Tem algum material publicado? Tem noções de design editorial? Diagramação? Tem portfólio impresso?
NINGUÉM te contrata sem um portfólio, falo por experiência própria. Quando tinha 17 anos e comecei a procurar trampo na área sem portifolio, amigo, foi um fiasco. Ter um email pessoal é uma boa forma de chamar um pouco de atenção. O portfolio, mesmo que seja Carbonmade ou Behance é essencial para ser chamado a uma entrevista. Nunca use deviantArt ou afins. O Behance que falo é a versão frame. Melhor ainda se você tem ao menos um domínio próprio, mesmo que sua galeria seja no Behance, dá pra usar um subdomínio que redirecione para o Frame, deixando tudo mais simples, sem Ads, sem trabalhos de outros, etc. Ex.: http://work.fulano.com
O que por no portfolio? No máximo 10 à 15 trabalhos, não tente fazer parecer que sabe de tudo, mostre aquilo que você faz de melhor. Se não tiver muito o que mostrar de trabalho profissional, faça wallpapers em vários tamanhos (inclusive para iPhone) e disponibilize para download de uma forma agradável. Faça trampos fictícios de advertising, logos de empresas imaginárias. Invente. Só não deixe seu portfólio virar algo que não é você. Já vi assistente de arte ser demitido em 5 dias por que mostrou o que não devia antes de ser contratado e não sabia fazer nada depois.
Mande um email com seu portfolio e seu curriculum e .pdf caso seja pedido e espere. Não ligue, não mande outro email. Eles certamente lerão. Ou jogarão fora, arquivarão ou irão te chamar. Caso não o façam, não se desespere, tem muitas agências e estúdios crescendo e muitas portas se abrindo.
Continua...