O que é?
ActionScript é uma linguagem de programação orientada à objetos baseada em ECMAScript, utilizada principalmente para construção de aplicações Internet rica (do inglês RIA - "Rich Internet Applications"). É executada em uma máquina virtual (AVM - "ActionScript Virtual Machine", atualmente na versão 3 que está disponível no Adobe Flash Player (plug-in encontrado em navegadores web) e também no ambiente Adobe AIR.
História
Desenvolvido pela empresa Macromedia, hoje é controlada pela Adobe (que comprou a Macromedia em 2005), o ActionScript começou como uma linguagem de script para a ferramenta Macromedia Flash. As primeiras três versões das ferramentas Flash possuiam recursos de interatividade limitados. Os programadores podiam incluir comandos simples, chamados de "action", à um botão ou frame. O conjunto de ações era limitado a controles de navegação básicos, com comandos como "play", "stop", "get URL", e "goto and play".
Com a introdução do Flash 4 em 1999, o conjunto de ações foi incrementado e gerou uma linguagem de scripts. Novos recursos como variáveis, expressões, operadores diversos, blocos de condição ("if"), e loops foram adicionados. Apesar de ser chamado internamente de "ActionScript", o manual do Flash 4 e documentos de marketing continuaram a usar o termo "actions" para descrever a linguagem.
Creditos e fonte: http://pt.wikipedia.org/
ActionScript é uma linguagem de programação orientada à objetos baseada em ECMAScript, utilizada principalmente para construção de aplicações Internet rica (do inglês RIA - "Rich Internet Applications"). É executada em uma máquina virtual (AVM - "ActionScript Virtual Machine", atualmente na versão 3 que está disponível no Adobe Flash Player (plug-in encontrado em navegadores web) e também no ambiente Adobe AIR.
História
Desenvolvido pela empresa Macromedia, hoje é controlada pela Adobe (que comprou a Macromedia em 2005), o ActionScript começou como uma linguagem de script para a ferramenta Macromedia Flash. As primeiras três versões das ferramentas Flash possuiam recursos de interatividade limitados. Os programadores podiam incluir comandos simples, chamados de "action", à um botão ou frame. O conjunto de ações era limitado a controles de navegação básicos, com comandos como "play", "stop", "get URL", e "goto and play".
Com a introdução do Flash 4 em 1999, o conjunto de ações foi incrementado e gerou uma linguagem de scripts. Novos recursos como variáveis, expressões, operadores diversos, blocos de condição ("if"), e loops foram adicionados. Apesar de ser chamado internamente de "ActionScript", o manual do Flash 4 e documentos de marketing continuaram a usar o termo "actions" para descrever a linguagem.
Creditos e fonte: http://pt.wikipedia.org/