Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Minimalismo e Design Minimalista

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Steeph 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptySeg maio 23, 2011 10:21 am

Steeph

Administradora
Administradora
Minimalismo e Design Minimalista



  • Introdução
    Como eu to lendo sobre isso, eu fiz peguei umas partes importantes do artigo no Wikipédia sobre o minimalismo, voltando apenas ao Design.

    Existem tipos de minimalismo para vários tipos de arte, como Literatura, música e outros. Para aprofundar ainda mais o conhecimento, é só ler o artigo por completo no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismo

  • Definição
    A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. O termo pode ser usado para descrever as peças de Samuel Beckett, os filmes de Robert Bresson, os contos de Raymond Carver, os projetos automobilísticos de Colin Chapman e até mesmo a linha teórica adotada pela gramática gerativa desde o fim do século XX.

  • Influências e Movimento (década de 60)
    (Influências: Construtivismo Russo, Vanguarda russa, Modernismo)

    Primeiramente a decomposição e recomposição formal em que os maiores contribuintes foram provavelmente os construtivistas russos e o escultor Constantin Brâncuşi.
    Os construtivistas, através da experimentação formal, procuravam uma linguagem universal da arte, passível de ser absorvida por toda a humanidade.

    Durante a primeira fase da Revolução Russa, este novo projeto de arte foi considerado matéria de Estado: a criação de uma sociedade de vanguarda dependeria de uma cultura de vanguarda. Este projeto também pode ter ido de encontro às necessidades de rápida industrialização do país. O trabalho de Brâncuşi envolvia muito mais a busca de uma pureza da forma e abria caminho para as várias abstrações que estariam por vir, como o minimalismo.

    Neste primeiro momento também se inserem os movimentos abstratos (especialmente o geométrico) de uma maneira geral.
    O minimalismo propriamente dito surgiu de artistas como Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson. Muitos outros artistas contribuíram de maneira importante ao movimento, entretanto, estes parecem exemplificá-lo em suas diversas áreas.

    A produção destes artistas, em geral, tendia a ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte: procuravam estudar as possibilidades estéticas de composição não através de pinturas ou esculturas, mas a partir de estruturas bi ou tridimensionais que podem ser chamadas de "objetos" (ou ainda, "não-objetos", dada a sua inutilidade) e eventualmente de instalações. Desta forma, não se submetiam à limitação que se fazia entre o campo da pintura e o campo da escultura, indo além destes conceitos.

    Também notáveis são os pós-minimalistas, incluindo Martin Puryear, Tyrone Mirchell, Melvin Edwards e Joel Shapiro. O ponto chave do pós-minimalismo são as freqüentes referências distintas aos objetos sem representação direta. Isto tem se tornado uma linha predominante na escultura moderna.


  • Design Minimalista
    Mesmo com certas divergências, o design minimalista, surgido na década de 80, pode ser tido como uma reação aos movimentos pós-modernos no design, como os grupos Memphis e Alchymia. Contrapondo-se à grande variação cromática, formal e simbólica presente nos objetos projetados por ambos os grupos, o design minimalista acaba por criar produtos baseados numa redução formal extremamente forte e no uso de cores neutras (ou mesmo ausência de cores).

    No entanto, ao tratar o projeto apenas como antítese ao design pós-moderno, muitos designers minimalistas acabaram por abrir mão de aspectos, por exemplo, ergonômicos em prol da redução visual do produto. Podemos verificar tais características, por exemplo, nos projetos do também artista Donald Judd, ou primeiros trabalhos de Philippe Starck, do grupo Zeus, Shiro Kuramata, John Pawson, etc.
    E aqui se pode encontrar um ponto que o coloca como diametralmente oposto ao design funcionalista, e aproximando-o daqueles a que inicialmente havia se contraposto: a maior preocupação formal do que projetual traz o design minimalista para o grupo do design pós-moderno na medida em que abre mão de ideais ditos modernos para uma adequação ao gosto individual, como o que fizeram Memphis e Alchymia. Ao contrário do movimento Funcionalista alemão, que procurava a partir do bom projeto levar à maior parte das pessoas clareza cognitiva e ergonômica nos produtos, o design minimalista acabou focado em uma parcela da população, chamada de Yuppies, ou novos ricos, que a partir do despojamento formal de seus objetos, pretendiam expor sua riqueza.


  • Comentário
    Para entender claramente essa teoria, só buscando um pouco mais sobre os nomes citados acima, visualizar os trabalhos de alguns deles e ir tentando entender as idéias.
    Eu recomendo que, depois de ler, tente entender as idéias de alguns dos trabalhos postados no: Minimalism and the Triangle
    Como podem ver, é tudo no estilo minimalista, porém, com o uso do triangulo. É um bom exercício para entender melhor tudo o que foi lido.
    Podem comentar a vontade, se não entendeu ou sei lá o que xD heauoiheauiae



Última edição por Steeph em Qui Jan 08, 2015 4:43 pm, editado 1 vez(es)

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#2Ales 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptySeg maio 23, 2011 1:11 pm

Ales

Veterano
Veterano
A Bauhaus tinha alguns aspectos minimalistas interessantes, é legal dar uma procurada :D

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#3Steeph 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptyQui Jan 08, 2015 4:45 pm

Steeph

Administradora
Administradora
@s_herlock @Wolfed o post sobre minimalismo, achei ahahhahaha

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#4Cemf 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptyQui Jan 08, 2015 6:43 pm

Cemf

Reviewer
Reviewer
Me apeguei bem ao minimalismo ultimamente haha <3

http://seutobaemeu@myegg.com
#5Steeph 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptyQui Jan 08, 2015 7:15 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Cemf escreveu:Me apeguei bem ao minimalismo ultimamente haha <3
E o resultado tá ótimo ahahhahaha
Todas as tendências atuais de design têm grandíssima influência do minimalismo, flat design e low poly são algumas delas...

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#6s_herlock 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptyQui Jan 08, 2015 8:21 pm

s_herlock

Membro Comum
Membro Comum
Steeph escreveu:@s_herlock @Wolfed o post sobre minimalismo, achei ahahhahaha

*-*

#7Eskillo 

Minimalismo e Design Minimalista  EmptyQui Jan 08, 2015 10:16 pm

Eskillo

Moderador
Moderador
Minimalismo é a solução e o problema do design atual. Pensem nisso! YAYHYAYHA

http://behance.com/brunosobhie
#8Conteúdo patrocinado 

Minimalismo e Design Minimalista  Empty


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos