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Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho

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#1'Apple 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyQua Mar 09, 2011 10:41 am

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Membro Ativo
Membro Ativo
Achei esse artigo em um site, tou postando aqui porque achei bem interessante.
Ah e qualquer dúvida o autor deixou o contato e o portifólio dele lá em baixo.

Guia Prático
Quanto cobrar pelo meu trabalho


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Make-money-roadsign_480
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Um dos maiores tabus entre os freelancers é o famoso "quanto eu devo cobrar pelo meu logotipo?", esse sempre foi o mosquito atrás da orelha de qualquer profissional autônomo, de qualquer pessoa que ganha sua vida baseando-se em uma cartela de clientes para o qual ele não tem vinculo algum, apenas a partir do momento em que é assinado um contrato onde sua obrigação é simples: Faça isso e eu te dou $$

Quando uma pessoa de fora vê nossa profissão ela pensa que é simples, basta fazer uma peça gráfica para o cliente e receber uma boa verba em troca, mas não é bem assim, nesse artigo eu pretendo esclarecer vocês do quanto é importante cobrar a quantia certa, todas as variáveis de um trabalho e mostrar de uma forma prática como você deve fazer para saber o quanto cobrar do seu cliente.


Antes de mais nada eu gostaria de dar uma pequena introdução para o artigo, peço que leiam ela com calma, pois é muito importante o entendimento completo da mesma.



Quanto mais $$ melhor !
Verdades e mentiras sobre a verba, grana, dinheiro, bufunfa, cacife, ...


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Lavagem-de-dinheiro
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Para ser um freelancer você deve ser uma agência de uma pessoa só, você deve atender a todas as necessidades que o seu cliente demanda e essas necessidades já existiam antes de você entrar no mercado, portanto existem alguns pontos, que são de certa forma burocráticos, que você deve exercer para uma boa e duradoura relação com seu cliente, são eles:

  • Atendimento
  • Planejamento
  • Pesquisa
  • Mídia
  • Criação
  • Setor administrativo

Nosso foco como profissionais freelancers é manter o máximo possível de relações duradouras entre nossos clientes, agradá-los ao máximo para montar uma cartela de clientes fixos, aqueles clientes que sempre que precisarem de algo irão te ligar no mesmo momento e você criará desde banners até a identidade visual da empresa.
Com esses clientes nosso lucro é maximizado, pois além de trabalho garantido todo mês também construímos uma rede de confiança onde esse cliente divulgará nosso trabalho para qualquer amigo e, acredite, a propaganda boca-à-boca é o jeito mais funcional de publicidade.

Para fazer o cliente feliz e grato pelo nosso serviço devemos atender a todas as necessidades básicas citadas na tabela acima, aos leigos irei explicar, basicamente, o que cada setor faz em uma agência de publicidade:


  • Atendimento
    As funções de um profissional de atendimento são vitais para a agência, ele visita o cliente e atende pelo nome da agência ao falar com o cliente e, quando retorna para a agência, ele defende as necessidades e atende pelo cliente nas reuniões que acontecem na agência.
    Ele tem por funções básicas montar o briefing e organizar o relacionamento cliente-agência

    " (...) é a área da Agência quem mantém o contato direto com o cliente. É mais agradável e inteligente trabalhar em um ambiente com direções claras, processos eficientes e decisões oportunas – é na relação com o cliente que se encontra a maior importância do Atendimento publicitário. O profissional de atendimento é a imagem externa da agência e, por esse motivo, deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, treinar técnicas de persuasão, não somente para vender a idéia, mas sim para transmitir a mensagem. Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles operam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da imersão no mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso. Os profissionais devem ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do que ela tem no presente. (...) "Fonte: DarlanGlauber


  • Planejamento
    A função do setor de planejamento é "chefiar" a produção, organizar calendários, montar esquemas, fazer brainstorms, ver em quais dias devem ser usados para a pesquisa, quais dias para a produção, impressão, filmagem. O planejamento organiza a produção e é um dos setores principais de uma agência.

    " O planejamento é o cérebro da Agência. (...) existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o brainstorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes idéias (...) É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças pois a intenção de mudar um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença. Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e descobrir suas crenças. (...) " Fonte: DarlanGlauber


  • Pesquisa
    O profissional de pesquisa sabe do que o povo precisa, o que atinge o público-alvo, é fundamental ter um setor de pesquisa bem desenvolvido, como nós somos freelancers é fundamental saber o que será e não será funcional.
    Pesquisar não é IBGE, pesquisar é saber se a sua ideia será transmitida no seu trabalho.

    " (...) pesquisar é muito mais do que perguntar. Quando se utiliza de técnicas exclusivas, desenvolvem-se projetos de pesquisa preocupados em fazer as perguntas certas, da forma e na situação mais adequadas. Muitas vezes tais pesquisa não são de grande porte, descartando o uso de um instituto de pesquisa terceirizado. (...) A pesquisa parece banal, mas é a ferramenta mais utilizada por todas as economias mundiais (...) "Fonte: DarlanGlauber


  • Mídia
    O setor de mídia atua juntamente com o de pesquisa, são profissionais que aconselham o cliente de onde veicular suas propagandas, imagens, onde mirar para acertar melhor o alvo, é fundamental pois sem o setor de mídia é como dar tiros no escuro.
    Nós como freelancers devemos saber a importância da mídia, saber como divulgar o site de nossos clientes e aconselhá-los para ganhar ainda mais a credibilidade do mesmo.

    " Os profissionais de Mídia atuam como conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito integrada à Pesquisa (...) sua mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais (oba-oba) que devem ser cumpridos. "Fonte: DarlanGlauber


  • Criação
    Simples, direto e fácil, os profissionais de criação somos nós, aqueles que põe a mão na massa, pensam, criam, fazer a coisa toda acontecer, esse conceito creio que todos dominam, pois todos aqui são de criação, mas uma citação é importante:

    " (...) existe uma lenda de que os “criativos” estão apenas em um departamento de uma agência, na criação, mas processo criativo começa na forma de atendimento, passando pelo planejamento, cria-se e, ainda, compra-se mídia. Deve haver criatividade também no relacionamento com os clientes e até no acompanhamento dos resultados de uma campanha. (...) "Fonte: DarlanGlauber


  • Setor Administrativo
    É esse que está em foco hoje, aquele que comanda a parte financeira, organiza tudo, vê onde deve mudar, quem deve entrar e sair, é esse setor que controla as finanças e é esse que é o setor menos explorado pelos freelancers atualmente, porém é o mais importante






Gostaria que vocês percebessem o quanto é importante ser um freelancer, a quantidade de coisas que devemos abastecer e o quanto é complicado agradar nossos clientes.
Um cliente está acostumado a essa estrutura que eu citei, de uma agência, mas essa estrutura tem seu custo, o custo alto das agências de nome, os freelancers estão ai para mudar essa história, a idéia de ser freela é fazer tudo que uma agência faz e ter o custo de uma pessoa só, ao invés de uma equipe !

Portanto erra aquele que pensa que o mais bem sucedido freelancer é aquele que cria melhor, na verdade o mais bem sucedido freelancer é aquele que abastece todas as necessidades de seu cliente, pois com isso ele receberá confiança do mesmo e terá seu nome divulgado, aumentando sua cartela de clientes.
Talvez aquele freela que faz excelentes trabalhos mas é completamente desorganizado seria um excelente artista, mas designer não.

Portanto para ser um bom freelancer você deve ser uma agência de uma pessoa só.




Administração
O começo de tudo




Não precisa ser formado em administração para saber a importância dessa matéria no dia-à-dia de uma empresa, um freelancer não passa de uma empresa (ou agência) de uma pessoa só, portanto devemos ser nosso Setor Administrativo.

O setor administrativo tem, dentre outras finalidades, cuidar das finanças de uma empresa, e é ai que mora a complicação de QUALQUER freela.

Uma empresa vive de lucros, a base de qualquer coisa é lucrar, ganhar dinheiro, agora o que é o lucro? Como sabemos o quanto lucramos?

" (...)Lucro Bruto é a diferença positiva de Receitas menos Custo e despesas (...) "Fonte: Wikipédia

Dentre diversas definições que o Wikipédia deu a citada acima é a mais utilizada para nossa profissão e é a mais prática e funcional.
Portanto:

[center][size="4"]LUCRO = GANHOS - DESPESAS
[/size]

Mais simples que isso impossível, portanto agora você entendeu o conceito principal de quanto cobrar, você deve lucrar ! Todo profissional bem sucedido visa lucro.



Vamos por partes
A lá Jack, O Estripador


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Lucro%20na%20empresa
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Para entender o conceito de lucros vamos desmembrar os elementos da equação para vocês entenderem melhor.

DESPESAS: É o que você gasta, mas não é de uma forma simples, aqui você engloba tudo que você consome mensalmente para viver, conta de luz, água, telefone, parcelas necessárias (carro, casa, itens que você usa), faculdade, cursos. Por despesas você não deve colocar lazer e coisas variáveis, só o que você gasta mensalmente e não varia.
GANHOS: É o que iremos discutir agora, o cacife que entra na sua conta todo mês, seu salário, o quanto você ganha, verba disponível, bufunfa, dinheiro, dim-dim e outros apelidos. Se você almeja ser freelancer full-time você deve saber que seus ganhos são variáveis, portanto devemos pensar bem o quanto cobrar pois é isso que nos trará lucro.

Portanto esses dois itens são fundamentais para você saber o quanto deve cobrar por um job, mas o mais importante deles são as DESPESAS.

A base para se cobrar um trabalho é a base da hora de trabalho, você deve definir quanto vale sua hora de trabalho, quanto custa uma hora do seu tempo.
Só sabendo quanto custa uma hora do seu tempo você poderá definir quanto valerá um job completo.

COMO DEFINIR QUANTO VALE MINHA HORA DE TRABALHO?

Simples.

  • Abra um documento no Excel, Word, Bloco de Notas, Wordpad ou até mesmo um papel sulfite.
  • Anote TODAS as suas despesas, conta, tudo que você gasta mensalmente.
  • Pegue a calculadora do Windows ou uma calculadora de mão e some tudo.
  • O valor final será a sua DESPESA MENSAL.

Tendo o valor da despesa mensal fica fácil descobrir o quanto vale sua hora de trabalho.
Agora você precisa saber quantas horas no dia você trabalha EFETIVAMENTE. Normalmente eu uso valores entre 6 e 8 horas, mas se você tiver menos horas disponíveis ainda sim pode ser usado (se você tiver 2 horas diárias disponíveis sua hora de trabalho será mais cara, então seu trabalho ficará mais caro, portanto é proporcional).
Se você trabalha no computador das 8h até as 16h você terá uma carga horária útil de 8 horas/dia.

Sabendo quantas horas por dia você trabalha, faça exatamente o que eu disser abaixo:

  • Pegue o valor de sua DESPESA MENSAL.
  • Divida esse valor por 4 (4 semanas do mês).
  • Divida o novo valor por 5 (5 dias úteis na semana).
  • Divida o novo valor pela sua carga horária útil (x horas no dia).

O valor final que você terá será o valor da sua hora de trabalho !

EXEMPLOMarcelo é um freelancer full-time, trabalha 8 horas por dia e descobrirá o custo de sua hora de trabalho, ele tem as seguintes despesas mensais:
  • Conta de luz de R$ 250,00
  • Conta de água de R$ 110,00
  • Conta de telefone de R$ 325,00
  • Parcela mensal do carro R$ 320,00
  • Gastos com supermercado R$ 675,00
DESPESA MENSAL TOTAL: R$ 1680,00Sabendo que Marcelo tem essa despesa fazemos as seguintes conclusões:
  • O custo da semana de Marcelo é de R$ 420,00 ( 1680/4 - 4 semanas por mês )
  • O custo do dia de Marcelo é de R$ 84,00 ( 420/5 - 5 dias por semana )
  • O custo da hora de trabalho de Marcelo é de R$ 10,50 ( 84/8 - 8 horas diárias de trabalho)
Portanto Marcelo tem uma hora de trabalho equivalente à R$ 10,50

Esse conceito é fundamental para definir o quanto um você deverá cobrar em um trabalho, caso você seja um designer menor de idade que não possui despesas (pois mora com parentes) peço que vá ao fim do tópico "Negócios, a chave para o sucesso!" e leia o SPOILER que conterá algumas dicas para você definir o preço de sua hora também.



Ahm? Tá legal, mas e daí?
O que eu faço agora?


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Interrogacao01
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Agora que você já sabe o que é lucro, o que é despesa e já calculou o valor da sua hora de trabalho fica tudo mais fácil.

Bem, o conceito de lucro eu passei para vocês entenderem que nada vive sem lucro, essa idéia da hora de trabalho é muito vaga, pois ela leva em conta como se você tivesse TODAS as suas horas preenchidas com jobs, mas é raro isso acontecer, portanto você deve criar uma margem de lucro para você conseguir se abastecer, caso haja poucos jobs, e lucrar para comprar aquele incrível Macbook Air ou aquele carro da Honda com o design, afinal trabalhamos para subir na vida !


Agora fica tudo fácil, basta você pegar a o valor da sua hora de trabalho, multiplicar pelas horas que você trabalhou no job e colocar a porcentagem de lucro !

EXEMPLOSeguindo o exemplo do Marcelo, citado anteriormente, digamos que ele trabalhou 32 horas em um logotipo, sabendo que a hora de Marcelo custa R$ 10,50 multiplicamos 10,50 por 32 e teremos o resultado:R$ 336,00Nesse preço ele lucraria 0%, mas Marcelo estipulou que no mês de fevereiro (que vivemos agora) ele teria uma margem de lucro de 75% para poder comprar um rádio para seu carro, no final do mês, portanto o calculo agora será
  • 336+75% - Sabendo que 75% de 336 é 252, portanto será 336 + 252 que será:
  • R$ 588,00
Portanto a marca que Marcelo criou custará R$ 588,00

Mas esse preço é mutável, você pode arredondar, diminuir, aumentar, tudo dependendo do cliente. Mas tentem não sair muito da linha pois algum cliente pode encontrar outro cliente seu e ver que os dois tiveram quase o MESMO trabalho mas com preços absurdamente diferentes, isso é BEM chato.

Porém, se tudo fosse apenas isso seria muito simples, mas infelizmente existem os fatores variáveis.


Fatores variáveis
Nem tudo são rosas...


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Incognita
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O problema de tudo é que preço se define por mercado, o capitalismo é regido pela lei da oferta e da procura e se você pedir um preço muito acima do normal no mercado em que está, ninguém te contratará, o inverso também ocorre, e você pedir um preço muito abaixo você sairá perdendo dinheiro.

Portanto existem alguns fatores importantes variáveis, são eles:

  • Seu mercado consumidor
  • Economia atual
  • Macro e Microambiente
  • Visão do mercado em relação aos freelancers

Sao itens de fácil entendimento que voce perceberá em seu dia-à-dia.

Seu mercado consumidor:
Nada mais é do que a região que você atinge, se você somente faz trabalhos para seu bairro ou cidade você sabe qual o custo do designer no lugar que você mora, normalmente no eixo Rio-São Paulo o custo é maior, portanto você pode pedir um preço mais elevado por seu trabalho. Agora se você mora no interior, longe da capital, seu preço pode variar e cair ou então subir, isso é algo regional, impossível de definir uma regra.

Economia atual:
A economia muda até mesmo o design, se o país está em crise pode ter certeza que a primeira coisa que será atingida será a "perfumaria", o que as empresas consideram luxo, que é a propaganda, o visual, o estético, o design.
Portanto se o Brasil está em crise trate de abrir as suas poupanças, conseguir um emprego secundário (caso você não tenha cartela fixa de clientes) e abaixe seu preço, pois o design pode ser muito afetado.
Mas claro que nem tudo é o apocalipse, algumas crises não acontece isso, portanto você também tem que ter um certo feeling.

Macro e Microambiente:
Macro e Microambiente são dois conceitos de marketing que podem afetar o preço do seu design, Macroambiente é o que você não muda, são as novas tecnologias, tendências, produtos, economias, estratégias, coisas que surgem e você não exerce poder. Microambiente é o que você pode mudar, são coisas que acontecem e estão ao seu alcance, acontecimentos na sua casa, algum incêndio, são diversas coisas que podem acontecer e afetar seu preço pois você pode precisar fechar o mês com um orçamento maior do que o que você achava.

O que mais afeta é o Macroambiente, pois se surgir um novo tipo de linguagem de programação, produto, pode ser que o que você faz seja ultrapassado e diminua o preço, porém isso demora a acontecer.

Visão do mercado em relação aos freelancers:
Eu acho que esse item é novo para a maioria de vocês, hoje em dia está mais visível isso, nossa profissão está no holofote graças ao André Gourgel (personagem da nova novela da Globo), isso mostra para as pessoas como somos e faz algumas pessoas pensarem melhor sobre nossa profissão.

Por mais incrível que pareça se na sua cidade aconteceu alguma picaretagem por um freelancer e as empresas estão com medo de contratar um freelancer você deve ser cauteloso ao negociar, pois a imagem de freelancer está afetada.

Agora se estão contratando freelas a todo vapor você pode impor um preço ou condições melhores para você, portanto é mais uma variável.



Negócios, a chave para o sucesso !
Abra portas, janelas, bueiros e tudo mais !


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Makro+neg%25C3%25B3cios
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Em suma não basta apenas ser um bom designer, criar bem, o principal é a negociação, os outros setores que você deve exercer, pois quanto melhor seu atendimento, o seu trabalho, se o seu custo for justo ao que você cria o cliente ficará muito contente com o seu trabalho e te contratará mais vezes e é essa a chave do sucesso de um bom freelancer !

Portanto invista na sua formação mas não deixe os negócios de lado, aumente sua margem de lucro conforme seu nome for ganhando força, conforme você adquirir experiência na área e não se esqueça que o preço é variável !

Um designer na Inglaterra cobra bem mais pelo seu trabalho do que um designer paulista, portanto a posição geográfica é fundamental !

Sabendo disso tem-se uma regra: Não existe base de preços para qualquer tipo de trabalho, creio que a maioria dos novatos treme porque não existe um máximo e mínimo para cobrar por um website. Não tem como falar o quanto o designer novato pode cobrar, pois se eu cobraria 1800 reais por um site em Flash, pode ser que um designer do Rio Grande do Sul cobrasse menos.

Portanto a única lei que funciona é essa da hora de trabalho, pois ela é básica, mas nela deve-se adequar todas as variáveis, principalmente a posição geográfica.




Postarei abaixo um resumo bem simples do que cada um deve fazer para saber o seu preço, uma "fórmula mágica"

RESUMO - Quanto eu custo?
  • Saiba quantas horas por dia você está disponível para trabalhar
  • Calcule sua despesa mensal, o quanto você gasta por mês para sobreviver
  • Divida esse valor por 4 (semanas no mês), depois por 5 (dias úteis na semana) e depois pelas horas diárias que você trabalha
  • Tendo um valor saiba que esse valor é o preço da sua hora
  • Multiplique o valor da sua hora pelas horas que você trabalhou
  • Agora pense uma margem de lucro que você gostaria de ter em porcentagem
  • Adicione esse lucro ao preço de sua hora ou ao orçamento final do trabalho
  • Veja os fatores variáveis e analise o preço, pense se seu trabalho vale mais ou menos que isso (tome cuidado para não varia muito em todo job)
  • Pronto ! Você já tem o custo do seu trabalho

Como prometido vou colocar em spoiler uma dica para os designers que não tem dividas, são menores de idade ou moram com parentes
Spoiler:


Por fim, não se deixe levar pelos sites que vendem marcas e layouts por 10 reais, saiba que as empresas que compram esse produto NUNCA pagariam caro pelo seu layout bem feito, eles sempre te atrapalhariam e tentariam negociar, se não te dessem calote.
Saiba que o mercado desses sites é outro, então nao abaixe seu preço por eles.

Tenha um preço bom e que condiz com seu nome e experiência, dê valor ao seu trabalho e não se venda por pouco.



Orçamentos
Como fazer, quando fazer e o que colocar.


Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho Or%C3%A7amento
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A coisa mais cruel de se ouvir de um cliente é: "Me manda o orçamento hoje no e-mail" sem você nem saber o que é um orçamento !
Para evitar isso eu vou dar algumas dicas de como fazer um orçamento simples e as coisas principais.

Um orçamento nada mais é do que um documento de texto contendo o que foi gasto para o trabalho, quanto foi gasto e qual será o valor final para ser fechado.

Portanto nele você deve incluir: quantas horas você trabalhou, o que você fez, o que voce teve que comprar para o trabalho, etc.

Vou dar um exemplo básico de orçamento, após fechado:

Orçamento para criação de Marca
  • Horas trabalhadas: 52
  • Preço de cada hora: R$ 15,25
  • Custos adicionais:Fonte: R$ 200,00Preço total: R$ 993,00


Nesse orçamento existem 2 itens importantes:
1 - Coloque a sua margem de lucro DIRETAMENTE no preço de cada hora, pois se voce especificar depois o cliente pode reclamar, então faça a sua hora já em cima da sua margem de lucro
2 - Sobre a fonte, fontes são bens materiais, você deve comprar a licença, antes de comprar você deve especificar para o cliente se ele quer realmente a fonte e somente se ele aprovar você deve comprar, pois é ele que irá adquiri-lá e não você.



ANTECIPANDO UM ORÇAMENTO:Isso é algo complicado, muita gente não tem ideia de como fazer mas o cliente sempre pede antes de voce criar algo uma antecipação do orçamento.Ai vai da sua experiência, você já sabe o valor da sua hora, você tem que analisar o briefing e pensar quantas horas em média você deverá demorar para criar e chute um valor acima e um abaixo. Por exemplo: você sabe que demorará 42 horas para criar, chute 40 e 55 horas, faça os valores respectivos para cada hora e diga o valor final.Para 40 horas (caso seja 10 reais a hora): R$ 400,00Para 55 horas (caso seja 10 reais a hora): R$ 550,00Diga para o cliente: "Creio que em torno de 400 e 550 reais", pronto você já antecipou um valor.Mas saiba que você não deve passar de 550 reais, pois o cliente pode achar que você está abusando dele, pois na primeira reunião você especificou um valor menor.Caso isso aconteça esclareça para o cliente que você levou mais que o previsto, pois o briefing estava confuso, tudo se resolve no diálogo.




Com todos esses conhecimentos e exemplos creio que fica bem mais fácil de ter uma base para dar seu preço, todos devem saber que preço é muito variável e que para definir ele voce deve se basear em algo concreto (preço da sua hora) e em algo variável (local geográfico e situação regional).

Espero ter esclarecido vocês e ajudado a todos.

Abraço (:



Artigo escrito por: Daniel De Lucca Fonseca
http://danieldelucca.com.br/

Dúvidas ou problemas e-mail para: contato@danieldelucca.com.br

Para qualquer réplica de conteúdo peço que me informe por e-mail ou qualquer outro tipo de contato.

#2Ales 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyQua Mar 09, 2011 12:11 pm

Ales

Veterano
Veterano
Ja tinha lido esse post. Eu uso uma planilha pra calcular custos por base de rateio. Funciona bem, tenho o lucro calculado logo depois que finalizo o trampo.

http://cargocollective.com/leandrobordoni
#3Steeph 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyQua Mar 09, 2011 12:38 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Ales escreveu:Ja tinha lido esse post. Eu uso uma planilha pra calcular custos por base de rateio. Funciona bem, tenho o lucro calculado logo depois que finalizo o trampo.
Boa ideia xD vou copiar o/ uosgeaushauoea
Eu tava procurando algo desse tipo esses dias, eu nunca sei qnt cobrar D:
Amei o post =D

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#4Cemf 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyDom Mar 20, 2011 8:25 pm

Cemf

Reviewer
Reviewer
Post foda cara *-*

http://seutobaemeu@myegg.com
#5Thanatos. 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyTer Abr 05, 2011 1:14 pm

Thanatos.

Membro Comum
Membro Comum
Meio Ress, mais esse tópico é bem legal, pena que quase ninguém contrata alguém com menor de idade...

#6Steeph 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyTer Abr 05, 2011 1:15 pm

Steeph

Administradora
Administradora
Thanatos. escreveu:Meio Ress, mais esse tópico é bem legal, pena que quase ninguém contrata alguém com menor de idade...
Na verdade nem pode, só pode trabalhar depois de 16 anos .-.

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph
#7Thanatos. 

Guia Prático - Quanto cobrar pelo meu trabalho EmptyTer Abr 05, 2011 1:33 pm

Thanatos.

Membro Comum
Membro Comum
Tecnicamente não, porém praticamente sim. Obviamente não pretendo fazer isso com 15 anos, só achei interessante.

#8Conteúdo patrocinado 

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