Briefing: conceito, definição e por que utilizar
A palavra “briefing”, do inglês, significa: instruções, direções e descende da palavra “brief”, que significa: breve, curto, resumo.
O Briefing é uma espécie de relatório utilizado para iniciar o desenvolvimento de algum projeto. Em publicidade, design e marketing, é o primeiro passo, onde conversamos com o cliente e colocamos ali todas as informações a respeito do projeto para ser utilizadas como consulta depois e até mesmo para ajudar na criatividade. Quanto mais conhecer sobre o projeto, mais facilmente as ideias vêm. Resumindo: é um relatório que junta todas as informações a respeito do projeto e do cliente que você precisa pra desenvolver algo.
Nas agências, o briefing é realizado pelos profissionais de Atendimento, e, quem faz freelancer, entrevista o próprio cliente e completa as informações do relatório. O briefing pode ser utilizado para o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, até mesmo em projetos pessoais e o ajuda a organizar as ideias.
Existem vários modelos de briefing mas não é uma regra seguir um padrão. Na verdade, o briefing deve ser criado ou adaptado de acordo com o projeto e o cliente. As questões importantes, os detalhes e as necessidades variam de acordo com o tipo de projeto e o tipo de cliente.
Por que utilizar o briefing?
Geralmente, quando vamos criar um projeto, nós tentamos manter as informações do cliente ou do projeto na cabeça, por exemplo: “tem que ser simples”, “não posso esquecer que o público alvo são crianças”, “minhas ilustrações precisam seguir o padrão azul” e etc. Então, por causa disso, a gente acaba esquecendo de outros pontos tão importantes quanto estes que também devemos ter foco.
Se formos ver com calma, o briefing nada mais é do que uma ferramenta que facilita você a lembrar disso. Um relatório de consulta o qual quanto mais você ler e entender, mais fácil a criação se torna.
Abaixo, segue alguns modelos de briefing:
MODELO DE BRIEFING - Unisul
Como fazer um briefing - Marketing Drops
Modelo de Briefing - Portal da Propaganda
Freelancers: Modelo de briefing para baixar no Google Drive
---------------------------------------------------------------------------------------------
Qualquer dúvida, podem perguntar aqui mesmo e qualquer complemento, comentem que adiciono ao tópico!