Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Briefing: conceito, definição e por que utilizar

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Steeph 

Briefing: conceito, definição e por que utilizar EmptyTer Dez 16, 2014 8:33 am

Steeph

Administradora
Administradora
Briefing: conceito, definição e por que utilizar

A palavra “briefing”, do inglês, significa: instruções, direções e descende da palavra “brief”, que significa: breve, curto, resumo.


O Briefing é uma espécie de relatório utilizado para iniciar o desenvolvimento de algum projeto. Em publicidade, design e marketing, é o primeiro passo, onde conversamos com o cliente e colocamos ali todas as informações a respeito do projeto para ser utilizadas como consulta depois e até mesmo para ajudar na criatividade. Quanto mais conhecer sobre o projeto, mais facilmente as ideias vêm. Resumindo: é um relatório que junta todas as informações a respeito do projeto e do cliente que você precisa pra desenvolver algo.

Nas agências, o briefing é realizado pelos profissionais de Atendimento, e, quem faz freelancer, entrevista o próprio cliente e completa as informações do relatório. O briefing pode ser utilizado para o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, até mesmo em projetos pessoais e o ajuda a organizar as ideias.

Existem vários modelos de briefing mas não é uma regra seguir um padrão. Na verdade, o briefing deve ser criado ou adaptado de acordo com o projeto e o cliente. As questões importantes, os detalhes e as necessidades variam de acordo com o tipo de projeto e o tipo de cliente.

Por que utilizar o briefing?
Geralmente, quando vamos criar um projeto, nós tentamos manter as informações do cliente ou do projeto na cabeça, por exemplo: “tem que ser simples”, “não posso esquecer que o público alvo são crianças”, “minhas ilustrações precisam seguir o padrão azul” e etc. Então, por causa disso, a gente acaba esquecendo de outros pontos tão importantes quanto estes que também devemos ter foco.

Se formos ver com calma, o briefing nada mais é do que uma ferramenta que facilita você a lembrar disso. Um relatório de consulta o qual quanto mais você ler e entender, mais fácil a criação se torna.
 
Abaixo, segue alguns modelos de briefing:
Briefing: conceito, definição e por que utilizar Arrow_fat_right MODELO DE BRIEFING - Unisul
Briefing: conceito, definição e por que utilizar Arrow_fat_right Como fazer um briefing - Marketing Drops
Briefing: conceito, definição e por que utilizar Arrow_fat_right Modelo de Briefing - Portal da Propaganda
Briefing: conceito, definição e por que utilizar Arrow_fat_right Freelancers: Modelo de briefing para baixar no Google Drive

---------------------------------------------------------------------------------------------
Qualquer dúvida, podem perguntar aqui mesmo e qualquer complemento, comentem que adiciono ao tópico!

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos